Entender de Pessoas

Há algum tempo se discute no Brasil sobre o alto índice de demissões nos cargos de maior importância dentro das empresas. Estatísticas apontam os prejuízos, o desgaste do Setor de Recursos Humanos, os investimentos feitos nos profissionais e a repercussão negativa da imagem da empresa causada por essas demissões.

Além disso, as pesquisas mostram que, em quase 90% dos casos, os profissionais são demitidos pela falta de habilidade em "lidar com pessoas". São indivíduos competentes e bem preparados para exercer suas atividades, porém, pouco conhecedores do ser humano. Não há escola que nos ensine como lidar com pessoas. Não há curso que nos prepare para entender quem nos rodeia. Aprendemos na infância como devemos nos comportar, aprendemos a obedecer a hierarquia quanto aos mais velhos e aprendemos a respeitar o próximo.

Teoricamente, isso seria suficiente para os desafios da vida profissional. Mas o dia-a-dia nos diz que não. Então, onde buscar essa ferramenta para ampliarmos a tolerância?

Como aprender a nos colocar no lugar do outro?

Como deve ser nossa comunicação ao falarmos com um colega de trabalho?

Enfim, como entender e respeitar a pessoa como um todo?

Temos uma tendência a acreditar que as religiões proporcionam isso.

E, de certa forma, elas tentam. Mas, se observarmos as pesquisas e os ambientes profissionais, fica claro que a realidade é outra. O problema é de grande abrangência e caminha para maiores proporções. Os profissionais de Recursos Humanos conhecem e reconhecem as consequências, mas desconhecem as ferramentas eficazes para solucionar esses impasses. Acredito que um método definitivo para entendermos de pessoas, é proporcionar a elas, primeiramente, que se conheçam profundamente. Quando uma pessoa começa e se conhecer, ela muda paradigmas. Quando mudamos paradigmas, começamos a ser mais felizes.

Uma pessoa feliz é uma pessoa que entende de pessoas, porque ela sabe quem ela é, porque ela se conhece. O autoconhecimento é um excelente caminho para chegarmos a esta compreensão. Autoconhecimento não é auto-ajuda. Autoconhecimento é uma viagem que você faz pra dentro de si mesmo. Paulo José Caselani