O PODER PSICOSSOMÁTICO

Através do estudo psicossomático, penso que consegui explicar a causa da alteração neuro-hormonal, mais especificamente o mecanismo psicológico do stress – mal que assola praticamente toda a humanidade. Existem, basicamente, duas reações patológicas que o indivíduo pode adotar diante da consciência: a de medo, a de raiva, ou ambas, o que acaba por originar os quadros neuróticos e psicóticos e de doenças orgânicas, através do stress gerado pelas doenças orgânicas, através do stress gerado pela tensão constante. O conhecimento dos erros e dos problemas é visto pelo ser humano com grande perigo e ameaça. Diante da visão de um erro, ou quando sentem inveja, os chamados indivíduos mais depressivos reagem com medo, tendem para a fuga das mais diversas maneiras. Geralmente são omissos, inativos. Outro grupo é o dos paranóides que, diante da consciência de uma frustração, ou quando têm inveja, reagem com raiva, agredindo, odiando, lutando. Um terceiro grupo seriam os que mesclam os dois tipos de reação: luta e fuga. É sabido que tanto a reação de medo, como a de raiva, ódio, são atitudes que a pessoa pode, ou não adotar diante da consciência. É claro que o humilde, o receptivo, acata a verdade sem reagir, beneficiando-se psicologicamente e poupando seu físico de doenças desnecessárias, prolongando sua vida e vivendo melhor. Tanto a raiva, como os medos desencadeiam automaticamente uma reação hormonal no organismo, o que se processa num nível frequentemente fora da percepção da pessoa.'

(1) As últimas descobertas da Medicina comprovam a relação direta entre o câncer e o desequilíbrio do sistema imunológico.
O próprio organismo adquire condições de estancar a moléstia. O paciente, que se submete à análise, percebe que a inversão que está fazendo - em ver na consciência um mal, uma agressão, ou um perigo a ser evitado - é que gera essa reação interna de luta e fuga. Ao notar que não é a consciência que o destrói, mas ela apenas mostra a destruição que o próprio individuo está se causando, relaxa-se, parando imediatamente de secretar os hormônios responsáveis pela sua tensão e stress. Daí para a cura o caminho é rápido e direto - e o próprio corpo se encarrega, com seu sistema imunológico e equilíbrio homeostático, de acabar com todas as doenças.
A humildade é fundamental, pois só através dela podemos aceitar nossos erros com tranquilidade.


Não adianta querermos nos tapear, disfarçar o que sentimos. Muito pelo contrário, quanto mais disfarçamos, fingindo aceitar o que nos dizem, e o que nossa consciência mostra mais inconscientizamos nossa arrogância. Aí será pior, pois o medo e raiva inconscientizados estão desencadeando as mais diversas reações orgânicas, levando a doenças muitas vezes fatais.
Portanto, o primeiro passo para a cura é a conscientização das emoções de inveja, raiva e medo. O segundo passo, perceber o porquê dessas atitudes, que pertencem ao campo da vontade. Isto é, a inveja, a raiva e o medo são atitudes, são reações, que podemos ou não adotar de uma consciência.


Quanto mais hipócritas, mais teomânicos formos mais veremos na verdade um mal, reagindo contra ela (mecanismo de Inversão).
Quanto mais humildes quisermos ser, desistindo dessa pretensão de sermos "deuses" e aceitando nossas falhas e nossa enorme inveja à beleza, ao bem, e à realidade, mais acataremos a consciência que temos no nosso interior as vinte e quatro horas do dia. Dessa forma, podemos nos relaxar e mergulhar nesse universo de paz e saúde no qual estamos inseridos e que temos principalmente no nosso interior.


Pela natureza possuímos tudo para viver usufruindo da saúde psicológica e orgânica. Por nossa excessiva inveja ao Criador, não aceitamos isso, o que nos leva a deturpar, omitir ou negar essa realidade, cometendo as mais diversas agressões, desatinos e erros - o que constantemente é registrado por nossa consciência. Podemos reagir com medo ou raiva deste conhecimento, caindo em doenças mentais e orgânicas; a sua aceitação nos garantirá paz e saúde.
Acredito estar aí à explicação das mais diversas curas obtidas por processos tidos como milagrosos, que Cristo, Ele mesmo, explicava dizendo: "Vai, a tua fé te salvou". Isto quer dizer: quem aceita a verdade é curado dos mais diversos males."


Desta maneira podemos concluir que quanto mais inveja, ódio e medo o indivíduo tiver, mais doente será mental e organicamente quanto mais energia, alegria, vontade de viver, segurança em sí próprio tiver a pessoa, quanto mais compreender e viver a sua divindade, mais prolongados são os seus dias com mais saúde, encanto e jovialidade.