OS QUATRO ESTÁGIOS DA CONSCIÊNCIA: A TRANSFORMAÇÃO PESSOAL CONTÍNUA

Construir nossa alta performance exige de nós entendermos como são os estágios da Consciência em sua plenitude:

 

1 – Consciência do Sofrimento: Aqui mora 95% das pessoas que se colocam como VÍTIMAS em muitos momentos da existência. Procrastinamos as coisas boas que a vida oferece e nos colocarmos em uma situação de vitimização parece ser a melhor saída. Nosso EU emocional é muito complexo, mais do que a ciência possa imaginar. No meu caso, são anos pesquisando o próprio NEREU, querendo entender o porquê de tanta dor, tanto sofrimento. Como diz Victor Franklin em seu estudo profundo da logoterapia, “é possível viver apesar do sofrimento e se ele existe tem que ter uma razão”. Em meu e-bookHábitos São Poderosos’ falo sobre este assunto tão importante. Seguir a seguinte estrutura pode apoiá-lo em entender esse processo do sofrimento:

  • Identifique os hábitos negativos, aquilo que te faz sofrer;

  • Teste o que escolheu transformar na dor;

  • Isole o Gatilho mental

  • Tenha uma Mapa – Guia – Plano

     

2 – Consciência do Criador: Aqui somos protagonistas e realizadores, é um estágio de crescimento e de aprendizado, estamos na rota das coisas boas, criar dá sentido à nossa existência e propósito de vida. Meu exemplo são os livros escritos e o Clube do Bem; claro que podemos realizar e criar mais, mas esse estágio nos engrandece, ficamos em um princípio de realizadores.

 

3 – Consciência de Maestria: Nesse estágio estamos em um processo de proatividade constante; entendemos o sofrimento, entendemos o protagonismo e nos alinhamos para um caminho de construção e plenitude. Novas rotinas realizadoras e suas sensações entram em um bom caminho para entender o item 4.

 

CPAH = Crenças+ Palavras +Ação =Hábito

 

4 – Consciência e Unidade: Esse estágio nos permite sermos MESTRES DA NOSSA MENTE, o famoso controle mental.

 

Por que é tão difícil chegar ao nível 4 ou por que poucos conseguem?

 

Nosso cérebro quer sempre nos proteger, ficar na zona de conforto. Desafiá-lo deve ser sua grande meta. Quando escrevo, por exemplo, eu me liberto. Uma catarse acontece. Cada um tem sua maneira: caminhar, correr, jogar, meditar, respirar, tomar um banho de cachoeira. O importante aqui é a palavra mais poderosa: AÇÃO!

 

ENTRANDO EM AÇÃO:

 

Poder significa a capacidade que as pessoas tem de agir, tomar alguma atitude em busca de seus sonhos.