Amor-Próprio: a verdadeira busca!

Começo esse capítulo indo direto ao assunto, numa linguagem simples e franca.
“A mais temível das descrenças é a descrença em nós mesmos.”
{Carlyle}


De todas as dificuldades que a vida nos apresenta, o maior obstáculo a ser enfrentado é o desamor, esse é o mais fatal e difícil de combater, é como se fosse um poço planejado e cavado por nossas próprias mãos. E como expressamos este sentimento?
“Não posso; não adianta; não consigo; não me amo; não me aceito!”

Este processo é um fardo pesado, são perdas de ordem material e espiritual.
Olhe primeiro para você, olhe em seu próprio espelho por alguns minutos, o que você está vendo aí, qual a imagem? Quando encontramos alguém agressivo, invejoso, intencionado todo esse comportamento está nele como uma forma de autodefesa, criando uma parede com o mundo que vive. No homem sem amor-próprio ficam estampados no seu comportamento estímulos doentios, onde as pessoas se afastam e não fazem questão de conviver, é um comportamento negativo, uma “descrença em si mesmo”.

Na linguagem mais popular falamos “como aquele sujeito é grosso, estúpido, acordou de mal com o mundo”, outros falam “não fale com ele até a hora tal”... Aqui precisamos compreender que, de fato, termos uma opinião desfavorável de nós mesmos, não é virtude, mas vício. Um exemplo: o ciúme, o vírus de tantos casamentos rompidos, é quase sempre a dúvida em si  mesmo, a falta do amor próprio. Quando buscamos o amor próprio, ou pelo menos algum
conhecimento sobre ele, não nos sentimos menores que os outros, seguimos avante, brilhamos. O silêncio é seu maior companheiro. Tenha uma mente calma e um comportamento de serenidade e amor.

O sentimento de amor próprio nos permite o total desapego das coisas terrenas. Podemos tê-las, mas nossa consciência, tranquila e serena, simplesmente está em nós mesmos. Quando alguém busca uma cirurgia no rosto, está pedindo ou gritando que alguém a aprecie/elogie, está pedindo auto aceitação. Aqui se faz necessário uma parada para refletirmos como o poder do Elogio é tão importante, seja ele em nossos lares, sociedade ou trabalho. Convido a deixarmos de lado aquela imagem mental de uma pessoa vencida, inútil, cansada, a autocomiseração e vamos construir uma autoimagem rumo ao amor-próprio. A palavra “ESTIMAR” significa, literalmente, “apreciar o valor de alguma coisa”. Emocionamo-nos com o pôr do sol, com numa flor, as estrelas, a lua... e, ao mesmo tempo desprezamos a nós mesmos. Somos seres criados para sermos a mais maravilhosa das criações. Apreciar a si mesmo não é egoísmo, mas amor.

Dicas para o Amor-Próprio: Aprecie mais as outras pessoas; Elogie honesta e sinceramente os outros; Demonstre respeito a todos os seres humanos; Respeite a natureza e toda a criação Divina; Respire profundamente, sinta sua respiração; Olhe todas as pessoas com Amor; Perdoe incondicionalmente.

Você pode acrescentar itens nesta lista. Siga em frente, terás surpresas e sua própria autoestima aumentará. A verdadeira busca do amor próprio não nasce de grandes coisas que você tenha feito, ou dos bens que você possui, dos diplomas que conquistou, mas sim de uma apreciação de si mesmo por aquilo que você “é”: uma obra Divina. No final da estrada encontrarás a seguinte conclusão, você por força concluirá que todas as outras pessoas devem ser apreciadas pela mesma razão.

AMOR-PRÓPRIO É A ACEITAÇÃO DE SI MESMO.