As 7 inteligências

1- Inteligência Linguística- ou talento com a linguagem.

Essa inteligência é a capacidade de escrever e de falar bem. Tem gente que parece ser “o dono da palavra”. Geralmente, peço as que possuem uma alta inteligência linguística gostam de ler e de estudar.

2- Inteligência Matemática e/ou Lógica – ou talento com matemática, lógica e sistemas

É a capacidade de lidar com os números. Existem pessoas que não veem a si mesmas como inteligentes, mas que são ótimas em fazer uma conta de cabeça, em calcular probabilidades e resultados de jogos. Engenheiros, cientistas e contadores são um bom exemplo de pessoas com Inteligência Matemática.

3- Inteligência Visual/Espacial

É a inteligência que permite que uma pessoa veja em sua mente uma coisa que ainda não existe, como ficará depois de construída ou arranjadas de outra maneira. Designers, arquitetos e desenhistas representam bem essa inteligência. Mas não se preocupe, se você consegue estacionar bem o carro, você tem uma boa inteligência visual.

4- Inteligência Musical - ou talento com música

Essa é a habilidade de criar e interpretar música. Manter o ritmo, se manter no compasso, se mover de acordo com o som. Geralmente muitas pessoas têm uma boa inteligência musical e conseguem aprender muito melhor com música.

5- Inteligência Física – ou talento físico

Essa é a habilidade de mover-se bem, ter um bom domínio sobre o próprio corpo ou ainda, ser habilidoso quando executa tarefas que exijam o uso das mãos. Atletas são um bom exemplo. Os pedreiros demonstram uma elevada inteligência física também.

6- Inteligência Interpessoal - ou talento social

Essa é a capacidade de comunicar-se bem e dar-se bem com outras pessoas. Geralmente uma pessoa que tem um alto nível dessa inteligência é aquela que tem a capacidade de compreender as outras pessoas, de pôr-se no lugar delas. É a capacidade de compreender as reações e emoções das pessoas. Psicólogos, palestrantes, professores, vendedores, são alguns exemplos de profissionais que apresentam essa inteligência.

7- Inteligência Intrapessoal – ou controle interior

Essa inteligência é mais encontrada nas pessoas que tem a habilidade da quietude, não gostam muito de conversas, preferem viver mais no seu mundo. Essa é a inteligência que permite compreender-se e saber o porquê ela faz as coisas que ela faz. Também é essa inteligência que capacita a pessoa a estabelecer objetivos e atingi-los. É a inteligência que permite a pessoa aprender com seus próprios erros.

Certamente vale e muito a pena passar mais alguns minutos dando uma olhada para esta lista de 7 Inteligências e identificar-se com elas. É bom lembrar também que todas elas são de total igual quanto à importância no aprendizado e em nossas vidas.