Pare, descanse e boa noite!

Vamos começar este artigo com uma pergunta, você para e descansa? Você sabe o quão importante é o sono na nossa rotina?

O descanso é um dos três pilares para uma qualidade de vida excelente, acompanhado de exercícios físicos regulares e uma boa alimentação.

O sono e o descanso são indispensáveis para trazer a recomposição das células, o equilíbrio e o crescimento muscular saudável. A resposta do organismo à sua alimentação e aos exercícios vem durante o sono.

Pessoas que sofrem de insônia, não proporcionam a si mesmas um período de relaxamento, colocando em risco todo o equilíbrio químico e emocional. A insônia causa os maiores problemas das pessoas, pois ela rouba a possibilidade de refazer o equilíbrio do corpo e da mente.

Por muitas vezes, o estresse é o resultado de um período de esforço extenuante, sem o descanso necessário. Sabe-se que um dos sintomas é a insônia e percebemos um efeito em cadeia, confira:

A insônia produz o estresse que por sua vez produz a insônia, se formando um “looping”.

Confira algumas dicas para um melhor descanso:

1) Deixe suas preocupações e planos para outro momento

2) Não se deite após ter comido em excesso ou sem ter comido, lembre-se do velho ditado que diz que saco vazio não para de pé;

3) Tente criar um ambiente agradável, opte por uma música de fundo calma, efeitos sonoros de onda do mar é uma boa dica;

4) Evite ler, falar ao telefone, trabalhar ou comer na cama;

5) Faça um relaxamento muscular, opte por uma cadeira magnética ou uma sauna terapêutica são opções de relaxamento;

6) Desenvolva um ritual de sono;

7) Mantenha horários regulares, tente deitar-se sempre no mesmo horário;

8) Faça exercícios regulares;

9) Cuidado com estimuladores, exemplos como café, chimarrão ou energéticos são estimuladores que dificultam o sono;

10) Busque qualidade e não quantidade;

11) Se você tiver problemas para dormir à noite, tente não dormir a tarde.

O sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso, mas sim, um estado cíclico, complexo e mutável, com profundas repercussões sobre como nosso corpo e nossa mente funcionam caso haja alguma privação.

A falta de descanso acarreta em uma imunidade baixa, fome, falta de concentração, falta de coordenação motora e bastante estresse.

É extremamente importante parar, descansar e ter uma saudável noite de sono, portanto comece a se organizar e dar prioridade ao seu descanso!

Fique ligado nas minhas redes sociais – Facebook e Instagram – para mais conteúdos.